6.1 Introdução e notação
Em geral, intervalos de confiança são a forma mais informativa de apresentar os achados pricipais de um estudo. Contudo, algumas vezes existe um particular interesse em decidir sobre a verdade ou não de uma hipótese específica (se dois grupos têm a mesma média ou não, ou se o parâmetro populacional tem um valor em particular ou não). Teste de hipóteses fornece-nos a estrutura para que façamos isto. Veremos que intervalos de confiança e testes de hipóteses estão intimamente relacionados.6.1.1 Os pássaros migratórios engordam antes de migrar?
Considere os dados coletados pelo ornitologista na página 15. Achamos apropriado apresentar os dados na forma de um ladder plot. Agora é natural perguntar se em média estes pássaros engordam entre Agosto e Setembro. Somente 10 pássaros foram capturados e seu peso médio nas duas ocasiões foram 11.47 e 12.35 então o peso médio aumentou para esta amostra em particular. (Note que o mesmo conjunto de pássaros foram medidos ambas as vezes.) Podemos generalizar para o resto dos pássaros que não foram capturados? Será que esta diferença poderia ser devida simplesmente ao acaso?Queremos testar a hipótese nula (H

Primeiro vamos calcular as mudanças de peso (Setembro-Agosto):

Seja




Um procedimento útil é calcular um intervalo de confiança para a média populacional

Agora




e um valor-





O intervalo não contem o valor 0, fornecendo evidências contra a hipótese nula.
Podemos dizer: ``existem evidências significativas (

Mas e o intervalo de 99%? Será que ele conteria o valor 0? Este intervalo seria mais amplo e então é mais provável que ele contenha 0. Se ele não incluir 0, isto indicaria uma evidência ainda mais forte contra

Calculando o intervalo de confiança exatamente da mesma forma, exceto que desta vez precisamos olhar na coluna



Como esperado, este é mais amplo, e agora inclui o valor 0.
Podemos agora dizer: ``não existem evidências significativas ao nível de 1% de que, em média, os pássaros da espécie estudada mudam de peso de Agosto para Setembro.''
O que nós acabamos de fazer foi conduzir um teste perfeitamente válido para a hipótese nula usando intervalos de confiança. Podemos fazer o teste mais rapidamente e obter exatamente as mesmas conclusões pelo seguinte procedimento:
- Calcule
, o número de erros padrão que
dista de 0.
- Compare este valor de
com aqueles na linha
da tabela.
- Para este exemplo,
o qual está entre os valores nas colunas
e
. Então nosso valor deve corresponder a um
entre estes e portanto devemos ter
. (
é a probabilidade de observar um valor de
tão grande ou mais extremo do que 2.61 se
.)
6.2 Procedimento geral de teste
- Estabeleça a hipótese nula, H
e a hipótese alternativa H
.
- Decida qual oteste a ser usado, checando se este é válido para o seu problema.
- Calcule a estatística de teste, T.
- Encontre a probabilidade (p-valor) de observar um valor tão extremo ou maior do que T se a hipótese nula é de fato verdadeira. Você precisará se referir aos valores críticos nas tabelas estatísticas as quais fornecem
-valores correspondendo aos valores das estatística de teste.
- Avalie a força da evidência contra H
.(Quanto menor
-valor, tanto mais evidência contra a hipótese nula.) Se necesário, decida se esta é evidência suficiente para rejeitar (ou não rejeitar) a hipótese nula.
- Estabeleça as conclusões e interpretação dos resultados.




6.3 Teste para uma média
Na Seção 5.1.1 conduzimos, através de um exemplo, o chamado teste-t para uma única média. Os passos principais de tal test-t para uma amostra aleatória

- Estabeleça a hipótese nula, H
, e a hipótese alternativa H
.
- Calcule a média amostral
e o desvio padrão amostral
.
- Calcule o erro padrão, SE
.
- Calcule a estatística de teste
. Este é o número de erros padrão que
dista do valor de hipótese
.
- Encontre o
-valor da distribuição
, com
graus de liberdade, da tabela usando os valores absolutos da estatística de teste.
- Estabeleça conclusões e interprete os resultados.
6.4 Teste para uma proporção
Agora suponha que tenhamos um valor hipotético

Suponha que tenhamos uma amostra aleatória de tamanho




- Estabeleça a hipótese nula, H
, e a hipótese alternativa H
.
- Calcule a proporção amostral
.
- Calcule o erro padrão, SE
.
- Calcule
, o número de erros padrão que
dista do valor de hipótese
.
- Encontre o
-valor usando o valor absoluto da estatística de teste da tabela da distribuição normal (ou equivalentemente da
com
graus de liberdade).


6.4.1 Exemplo
Referindo-se ao exemplo da Seção 5.8, suponha que alguém tenha sugerido de experiências passadas que 60% das larvas de mosquito no lago deveriam ser da espécie Aedes detritus. Foram encontrados 60 desse tipo de uma amostra de 80. Os dados suportam esta hipóteste?6.5 Decisões e poder
Ao tomar uma decisão a favor ou contra uma hipótese existem dois tipos de erros que você pode cometer. Você pode rejeitar a hipótese nula quando de fato ela é verdadeira (erro tipo I) ou você pode falhar em rejeitar H




6.6 Dimensionamento de amostras
Vimos no Capítulo 5 e nas seções anteriores deste capítulo como construir intervalos e testes de hipóteses para os principais parâmetros populacionais. Em todos os, supusemos dado o nível de confiança desses intervalos e testes. Evidentemente, o nível de confiança deve ser fixado de acordo com a probabilidade de acerto que se deseja ter na estimação por intervalo e testes. Sendo conveniente, o nível de confiança pode ser aumentado até tão próximo de 100% quanto se queira, mas isso resultará em intervalos de amplitude cada vez maiores (e testes com poderes cada vez menores), o que significa perda de precisão na estimação. É claro que seria desejável termos intervalos com alto nível de confiança e pequena probabilidade de erro e grande precisão. Isso porém requer uma amostra suficientemente grande, pois, para
Veremos a seguir como determinar o tamanho das amostras necessárias nos casos de estimação da média ou de uma proporção populacional. Vimos na Seção 5.4 que o intervalo de confiança de 95% para a média




onde







Essa será a expressão usada se

Não conhecendo o desvio-padrão da população, deveríamos subtituí-lo por sua estimativa







Se

Procedemos de forma análoga se desejamos estimar uma proporção populacional com determinada confiança e dada precisão. No caso de população suposta infinita, da expressão

podemos obter

O obstáculo à determinação do tamanho de amostra por meio da expressão acima está em desconhecermos






![\includegraphics[width=2.8in]{pics/parab.ps}](http://leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/ce003/img179.png)



Evidentemente, usando-se essa expressão corre-se o risco de se superdimensionar a amostra. Isso ocorrerá se

6.6.1 Exemplos
- Qual o tamanho de amostra necessário para se estimar a média de uma população infinita cujo desvio-padrão é igual a 4, com 98% de confiança e precisão de 0,5?
- Qual o tamanho de amostra suficiente para estimarmos a proporção da área com solo contaminado que precisa de tratamento, com precisão de 0,02 e 95% de confiança, sabendo que essa proporção seguramente não é superior a 0,2?
6.7 Exercícios 5
- Exercícios 3, item 2. Teste a hipótese nula de que essa amostra provém de um corpo arenoso cuja média é
.
- A fim de testar a ocorrência de estratificação gradacional num certo arenito, amostras foram coletadas na base e no topo de 7 estratos desse arenito. Aplicando-se o teste-t verificar se as diferenças entre o tamanho médio das partículas da base e do topo são significativas ou não.
- Foram feitas vinte medidas do tempo total gasto para a precipitação de um sal, em segundos, num dado experimento, obtendo-se: Esses dados são suficientes, pergunta-se, para estimar o tempo médio gasto na precipitação com precisão de meio segundo e 95% de confiança? Caso negativo, qual o tamanho da amostra adicional necessária?
- Deseja-se estimar a resitência média de certo tipo de peça com precisão de 2kg e 95% de confiança. Desconhecendo-se a variabilidade dessa resistência, roperam-se cinco peças, obtendo-se para elas os seguintes valores de sua resitência (em kg): 50,58,52,49,55. Com base no resultado obtido, determinou-se que deveriam ser rompidas mais quinze peças, a fim de se conseguir o resultado desejado. Qual sua opinião a respeito dessa conclusão?
- Exercícios 4, item 1. Realize um teste estatístico para ajudá-lo na decisão se você deve ou não acreditar que a moeda é balanceada. Qual a sua conclusão?
- Suponha que estejamos interessados em estimar a proporção de todos os motoristas que excedem o limite máximo de velocidade num trecho da rodovia entre Curitiba-São Paulo. Quão grande deve ser a amostra para que estejamos pelo menos 99% confiantes de que o erro de nossa estimativa, a proporção amostral, seja no máximo 0,04?
- Refaça o exercício anterior, sabendo que temos boas razões para acreditar que a proporção que estamos tentando estimar é no mínimo 0,65.
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