segunda-feira, 14 de março de 2011

liderança

Liderança é um processo que compreende diversas atividades e competências, tais como: direção, coordenação, motivação, comunicação e participação. A liderança deverá ser entendida a partir do momento em que um grupo executa suas atividades voluntariamente no apoio e prática às orientações provenientes do líder. Líder é a pessoa que chefia, comanda, orienta, direciona, apóia e prestigia sua equipe na realização de atividades em busca do sucesso da empresa. Muitos gerentes de vendas devem questionar se estão sendo líderes de verdade, se existe a preocupação com o melhor desempenho de seus colaboradores e não apenas a satisfação de possuir poder.

ESTILOS DE LIDERANÇA
O líder deve ser entusiasmado, otimista, motivado, participativo, ter espírito de equipe, saber delegar tarefas e cobrar resultados. O líder centralizador, que se irrita facilmente perde o respeito e não se mantem no mercado de trabalho.

1. Liderança autocrática - O líder é quem ordena, impõe sua vontade, centralizando todas as decisões. Este estilo não é indicado quando a equipe de vendas é experiente e de profissional, pois terá a rejeição por parte desses subordinados. Porém poderá ser utilizado para disciplinar o grupo que esta indiferente às suas atividades de vendas e em alguns casos de dificuldades dentro da empresa, que exigem ações mais rígidas.

2. Liderança democrática - O líder orienta o grupo a executar suas atividades, fazendo-o participar da tomada de decisão. Este estilo divide-se em consultivo e paternalista. A liderança democrática é mais utilizada quando a força de vendas é de nível elevado. Em caso de força de vendas numerosa, o gerente pode encontrar dificuldade para dirigir todo o pessoal.

3. Liderança Livre - Caracteriza-se pela total liberdade da equipe de vendas. O gerente pouco interfere nos negócios. As equipes tomam decisões e direcionam suas atividades. O gerente de vendas tem uma atitude bastante passiva. Os vendedores conhecem o ramo de negócios e o mercado.

CARACTERÍSTICAS

Liderança Autocrática
Interesses próprios à custa dos liderados.
Disciplina é resultado de regulamento rígido.
Utiliza mais a coerção.
Desconfiança íntima do liderados.
Comanda, controla e dirige de perto.
Obediência imposta.

Liderança Democrática
Interesses da equipe e da empresa.
Disciplina é produto da vontade da equipe.
Utiliza a persuasão.
Transfere confiança aos liderados.
Orienta, educa e motiva.

Liderança Livre
Autoridade baseada na cooperação voluntária.
A própria equipe fixa seus interesses.
A equipe exerce suas funções sem controle ou autoridade.
Raramente utiliza a persuasão, jamais a coerção.
Confunde confiança com excesso de liberdade.
Ausência de comando e controle.
A equipe é que determina seu grau de obediência.


E então, já indentificou que tipo de líder você é ?
Pense nisso e pratique !

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