segunda-feira, 7 de março de 2011

liderança

GESTÃO DE PESSOAS COM LIDERANÇA
PROF. ÍTALO

O QUE É LIDERAR?
A habilidade de influenciar pessoas

para trabalharem com entusiasmo, visando atingir objetivos comuns, inspirando as confiança por meio da força de seu caráter.

COMO SE EXERCE A LIDERANÇA?

A liderança deve ser exercida com autoridade.

O QUE É AUTORIDADE?

É a habilidade de levar os demais a fazerem, de bom grado, sua vontade, ou seja: nós faremos isso por você . E não do uso do poder.

O QUE É AUTORIDADE?

Se é preciso obedecer por força, não é necessário obedecer por dever e, se não se é mais forçado a obedecer, não se é mais obrigado a isso. (Rousseau)

O QUE É PODER?

É a capacidade de obrigar, devido a sua posição ou força. Os demais a fazerem sua vontade, mesmo que eles prefiram não fazer, ou seja, faça isso, senão.

O QUE É PODER?

O mais forte nunca é bastante forte para ser sempre o senhor, se não transforma sua força em direito e a obediência em dever. (Rousseau)

LIDERAR X GOVERNAR

GOVERNAR

Consiste no exercício da função.

LIDERAR

É a essência do ato, ou seja, é uma atitude subjetiva; inerente a quem o aplica.

DIFERENÇAS ENTRE CHEFE E LIDER
CHEFE CONTROLA AS PESSOAS É EFICIENTE TEM TODO O PODER CONFLITOS SÃO OBSTÁCULOS CRISES SÃO RISCOS TRABALHA PELO DINHEIRO E POR STATUS TEM SUBORDINADOR E CONCORRENTES MANDA LIDER CONDUZ PESSOAS É EFICAZ TEM INFLUÊNCIA CONFLITOS SÃO LIÇÕES CRISES SÃO OPORTUNIDADES TRABALHA PELO DINHEIRO E POR UM IDEAL TEM PARCEIROS E COLABORADORES SERVE

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
Mostra ao grupo a direção a seguir e

o por quê. Mostra ao grupo a viabilidade e a vantagem das metas propostas e o potencial do grupo para realizá la. Esforça se para criar uma atmosfera de cordialidade e cooperação no grupo.

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
Procura

fazer com que todos participem e tenham reconhecimento pelo seu esforço. Cria um clima adequado tanto para a produtividade como também para a criatividade. Busca recursos e instrumentos para que o grupo realize suas tarefas e alcance suas metas.

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
Resolve conflitos internos da melhor

maneira possível. Faz críticas construtivas, sabendo onde e como elogiar o certo e reprovar o errado. Monitora as atividades dos integrantes da equipe, colhendo retornos (feedback) com frequência.

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
Insiste

sempre nos padrões mais elevados entre os membros do grupo. Desenvolve atividades coletivas e individuais e tenta reforçá las por meio de treinamento e recrutamento.

O QUE É PRECISO PARA LIDERAR?
Ser

leal e verdadeiro com os membros do grupo. Aceitar a responsabilidade que a liderança traz. Envolver se integralmente com as metas do grupo.

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
As empresas vêm passando por transformações no mundo todo em decorrência dos efeitos da globalização, dos avanços tecnológicos, do livre acesso às informações, novo perfil do consumidor mais crítico e seletivo dentre outros. Como consequência, as empresas precisam repensar seus modelos de organização, migrando do modelo tradicional para um modelo mais enxuto. Então como alternativa, surge a necessidade olhar para as pessoas de forma diferente, e esse diferencial deve ser adotado pelas empresas.

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
As principais transformações ocorridas entre os anos de 1990 e 2000 foram: Saímos do perfil obediente e disciplinado para outro autônomo e empreendedor. Deslocamento do foco da gestão de pessoas do controle , como ocorria no modelo tradicional, para o desenvolvimento onde empresas e pessoas precisam se desenvolver, a busca pelo conhecimento e carreira. As empresas precisam de pessoas que pensem, criem, sejam proativas, flexíveis e versáteis.

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA

Estas mudanças provocam impactos na cultura das empresas, na liderança, na comunicação, nas relações interpessoais e nas estruturas das organizações.

O QUE É COMPETÊNCIA?
. a competência é compreendida por alguns teóricos da administração como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessário para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades. (Dutra, 2001) Contudo, o fato das pessoas possuírem conhecimentos, habilidades e atitudes, não significa benefícios para a empresa a menos que ocorra a entrega por parte do funcionário, ou seja, que ele efetivamente coloque em prática essa competência.

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Na prática organizacional, as decisões sobre os indivíduos são tomadas em razão do que eles entregam para a organização; para o sistema formal, concebido, geralmente, a partir do conceito de cargos, privilegiando apenas o que as pessoas fazem. No sistema tradicional considera se a descrição do cargo e suas complexidades e não o indivíduo.

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
O desenvolvimento de competências passou pelas seguintes fazes: 2. Elaboração a partir da observação das competências diferenciadoras que conduziram pessoas ao sucesso profissional (histórias de sucesso). 3. Começa a ser criada escalas de complexidade. Aplicação de diferentes níveis de competências, mas que não atuavam de forma integrada (ações de admissão, promoção, carreira, aumentos salariais, treinamento etc).

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
1.

2.

As competências deixam de ser embasadas nos desempenhos de sucessos de pessoas dentro da empresa e passam efetivamente a derivarem dos objetivos estratégicos e das competências organizacionais. Há nesse momento a integração da gestão de pessoas. As pessoas se apropriam dos conceitos de competência, complexidade e espaço ocupacional para o seu próprio desenvolvimento profissional.

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA

Há 2 tipos básicos de competência: As competências Essenciais consistem num grupo de habilidades que permitem às empresas entregar um benefício que a diferencie e garanta uma vantagem competitiva sustentável perante as demais organizações para seus clientes.

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA


Competências Básicas formadas por todas as capacidades necessárias à existência da organização, mas não são suficientes para manter sua posição competitiva no mercado.

PADRÕES DE COMPLEXIDADE

O conceito de complexidade permite nos avaliar o nível de entrega e o valor que essa pessoa agrega à organização. Agregação de valor é o quanto efetivamente a pessoa contribui para o patrimônio de conhecimentos da organização, permitindo com isso que ela mantenha suas vantagens competitivas.

PADRÕES DE COMPLEXIDADE
Antes, a agregação de valor era feita pelo cargo ou nível hierárquico da pessoa dentro da empresa. Atualmente, nos novos modelos de organização os cargos não indicam mais a agregação de valor e, sim o que este funcionário produz para a empresa e, o quanto produz. Com esses novos conceitos torna se possível que cada organização estabeleça trajetórias de carreira, condizentes com sua realidade.

PADRÕES DE COMPLEXIDADE

As competência são definidas e desenvolvidas de acordo com os objetivos e necessidades de mercado de cada empresa. A alta direção define a onde a empresa quer chegar, então produz se as estratégias e, por conseguinte identifica as competências essências para o negócio.

TIPOS DE COMPETÊNCIAS
Nível Gerencial: Articulação interna e externa; Orientação estratégica; Liderança com espírito de equipe; Orientação para resultados; Planejamento; Gestão de processos de mudanças Entre outras.

TIPOS DE COMPETÊNCIAS
Nível Profissional: Trabalho em equipe; Tomada de decisão; Participação e aprimoramento de projetos, processos e produtos; Preocupação com a capacitação; Gestão de recursos e prazos; Utilização de dados e informações.

TIPOS DE COMPETÊNCIAS
A gestão de pessoas por competência possibilita a integração dos diversos processos de RH, ou seja, partindo da definição das competências necessárias para materialização das estratégias, elas passam a compor as práticas de RH, orientando os processos de avaliação, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, plano de carreira, remuneração e benefícios.

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