terça-feira, 8 de março de 2011

diagrama de causa e efeito

Diagrama de causa e efeito
 
O que é e para que serve ?
O diagrama de Causa e Efeito é a representação gráfica das causas de um fenômeno. É um instrumento muito usado para estudar:
Os fatores que determinam resultados que desejamos obter (processo, desempenho, oportunidade);
As causas de problemas que precisamos evitar (defeitos, falhas, variabilidade).
Exemplos de diagramas de causa e efeitoOs dois exemplos a seguir ilustram os dois tipos de diagrama de causa e efeito.
O primeiro diagrama (Causa e Efeito: Desempenho Desejado) refere-se a algo que desejamos, isto é, um bom restaurante. Os fatores que determinam um bom restaurante são: instalações, comida, localização e atendimento. Para que a comida seja boa, precisamos ter higiene, bom paladar e variedade. A higiene, por sua vez, depende dos ingredientes (saudáveis, bem conservados) e do preparo (receita, cuidado, etc). O diagrama é detalhado colocando as causas do efeito desejado, depois adicionando as causas destas e assim por diante até que fique bem claro como obter o objetivo visado.
 
 
 
O segundo diagrama (Diagrama Causa e Efeito: Problema) refere-se a um efeito indesejado, o consumo excessivo de combustível por um automóvel.
 
 
 
 
Como fazer o diagrama de causa e efeito
Para organizar o diagrama de causa e efeito, você pode usar as seguintes classificações de causas:
Os M’s:
4Ps:
Exercícios
Algumas regras básicas:
defina o problema que você pretende investigar de forma precisa, isto é, evite termos abstratos e idéias muito genéricas.
identifique as causas do problema sob investigação em reuniões ou em sessões de brainstorm. Convide para a reunião todas as pessoas envolvidas no processo.
resuma sugestões em poucas palavras
concentre-se nas causas passíveis de serem sanadas. Afinal, se as causas de um problema não podem ser removidas, o diagrama de causa e efeito será simples exercício intelectual, sem qualquer aplicação prática.
Sucesso na carreira profissional: prepare um diagrama de causa e efeito descrevendo os fatores que levam uma pessoa a ter sucesso em sua carreira profissional.
Prepare um diagrama de causa e efeito sobre os fatores que levam os alunos a chegarem atrasados nas aulas.
políticas
Procedimentos
Pessoal
Planta
Mão de obra
Método
Material
Máquina
Meio ambiente
Medição
"Management" (gestão)
Defina o problema a ser estudado e o que se deseja obter (o que deve acontecer ou o que deve ser evitado).
Procure conhecer e entender o processo: observe, documente, fale com pessoas envolvidas, leia.
Reuna um grupo para discutir o problema, apresente os fatos conhecidos, incentive as pessoas a dar suas opiniões, faça um brainstorming.
Organize as informações obtidas, estabeleça as causas principais, secundárias, terciárias, etc. (hierarquia das causas), elimine informações irrelevantes, monte o diagrama, confira, discuta com os envolvidos.
Assinale os fatores mais importantes para obtenção do objetivo visado (fatores chave, fatores de desempenho, fatores críticos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário