sábado, 5 de março de 2011

tecnico de qualidade

7 Ferramentas da Qualidade é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer as 7 ferramentas mais utilizadas para o controle e a gestão da qualidade, melhorando sua competência para realizar ações corretivas e preventivas eficazes, identificar causas de problemas e manter sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, etc.

Com o Curso de 7 Ferramentas da Qualidade você irá:
• Entender e ser capaz de usar as Sete Ferramentas Básicas do controle da Qualidade: Fluxograma, Histograma, Diagrama de Pareto, Carta de Controle, Diagrama de Dispersão, Lista de Verificação, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), para auxilio nos processos de ação corretiva e preventiva e solução de problemas.



Conteúdo Programático

Módulo I

7 Ferramentas da Qualidade – Controle da Qualidade.Objetivos do curso. As sete ferramentas: visão geral, conceito de variação, objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade, coleta de dados, 1ª Ferramenta: Fluxograma. Exercícios.

Módulo II

2ª Ferramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe). 3ª Ferramenta: Folha de Verificação. Exercícios.

Módulo III

4ª Ferramenta: Diagrama de Pareto. 5ª Ferramenta: Histograma. Exercícios.

Módulo IV

6ª Ferramenta: Diagrama de Dispersão. 7ª Ferramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios.

Arquivos Extras

Leitura sugerida
Slides do curso de 7 Ferramentas da Qualidade – Controle da Qualidade



Público-Alvo

• Profissionais que atuam ou desejam atuar com análise de dados qualitativos e quantitativos para gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, entre outros, propondo e/ou implementando soluções criativas de forma documentada e organizada.

Características do Curso

O Curso de 7 Ferramentas da Qualidade é composto por aproximadamente 90 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 4 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.

7 Ferramentas da Qualidade
Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle. Estas sete ferramentas fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares, que devem ser de conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a empresa, do presidente aos colaboradores, e, por isso, devem fazer parte dos programas básicos de treinamentos das organizações.

Fluxograma
O Fluxograma tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. É uma ilustração seqüencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Utiliza símbolos facilmente reconhecidos para denotar os diferentes tipos de operações em um processo.

Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)
O Diagrama Espinha-de-Peixe tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico. O Diagrama de Causa e Efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. Também conhecido como Diagrama de Ishikawa, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, da Universidade de Tóquio, em 1943, onde foi utilizado para explicar para o grupo de engenheiros da Kawasaki Steel Works como vários fatores podem ser ordenados e relacionados.

Folhas de Verificação
As folhas de verificação são tabelas ou planilhas simples usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso das folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. São formulários planejados, nos quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e concisa. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.

Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto tem como finalidade mostrar a importância de todas as condições, a fim de: escolher o ponto de partida para solução do problema; identificar a causa básica do problema e monitorar o sucesso. Velfredo Pareto foi um economista italiano que descobriu que a riqueza não era distribuída de maneira uniforme. Ele formulou que aproximadamente 20% do povo detinha 80% da riqueza criando uma condição de distribuição desigual. Os Diagramas de Pareto podem ser usados para identificar o problema mais importante através do uso de diferentes critérios de medição, como freqüência ou custo.

Histograma
O histograma tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria. Um histograma é um gráfico de representação de uma série de dados.

Diagrama de Dispersão
O Diagrama de Dispersão mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito.

Cartas de Controle
As Cartas de Controle são usadas para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. Os limites de controle são calculados aplicando-se fórmulas simples aos dados do processo. As cartas de controle podem trabalhar tanto com dados por variável (mensuráveis) como com dados por atributo (discretos).

Resultados da Aplicação das 7 Ferramentas da Qualidade
Devidamente aplicadas, as sete ferramentas poderão levar a organização a: Elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas; Diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes; Executar projetos melhores; Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização; Identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e produtos; Identificar causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz etc. É necessário saber para que serve cada ferramenta e como aplicá-la, pois somente assim será possível obter bons resultados.

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